Sexta-feira, Dezembro 23, 2005

Feliz Natal

Desejo em Feliz Natal a todos aqueles que guardam um tempito para ler o que por aqui se escreve.
A todos os Leitores d` O Nome e a Coisa desejo um Bom Natal.
Obrigado pela vossa companhia ao longo deste ano!!!

Segunda-feira, Dezembro 19, 2005

Isto anda bonito...

Agora pede a demissão...(link)
A CNJ considerou irregulares "a anulação de resultados da votação da secção da Nazaré (onde a lista B tinha vencido por larga maioria) e a validação de resultados da Região Autónoma da Madeira" com base em actas sem o número mínimo de "assinaturas regimentais".
Para reflectir... nos bastidores e fora deles...

Boatos

Circula através de algumas vozes que eu terei dado o meu apoio ao Nuno Sá e que agora estou do lado da candidatura de Fernando Salgado. Esta informação não passa de um boato que terá algum interesse obscuro ou é fruto de um problema generalizado ao nível da interpretação da Língua Portuguesa.
É necessário ter alguma atenção às frases e aos tempos verbais utilizados.
Nunca dei o meu apoio ao Nuno Sá! Numa reunião de Comissão Política da JS afirmei que caso o Nuno Sá tivesse avançado (nesse momento a sua candidatura não era uma realidade) provavelmente teria tido o meu apoio. Isso é bem diferente de dar o apoio. Mesmo que ele fosse candidato não estaria garantido esse apoio incondicional. Continuo a pensar, tal como o disse anteriormente, que ele deveria avançar. No entanto, isso também não implica um determinado apoio.
As razões para a minha opção já foram explicitadas neste blog. Nada me move contra o Nuno Sá, um jovem da minha geração com valor, que respeito bastante e por quem tenho consideração. A minha opção também não foi feita em função de lugares como, igualmente, algumas pessoas querem fazer passar. Nunca o Nuno Sá ou o Fernando Salgado me ofereceram lugares nem nunca os questionei sobre um eventual lugar a ser ocupado por mim. No entanto, é interessante ouvir determinados boatos que circulam como verdades supremas. A alguém deve interessar esse tipo de boatos... Que faça bom proveito! Como alguém disse: "Não me importo que falem mal de mim. O importante é que falem!"

Eleições no PS Famalicão...

A lista B considerou o acto realizado no passado sábado como uma "subversão" e "golpe de Estado" (link Opinião Pública).
A minha questão é: E como classifica a atitude da Federação Distrital de Braga que decidiu, na véspera do acto eleitoral, adiar as eleições?
A lista A decidiu avançar com o acto eleitoral! Foi uma demonstração de inconformismo com uma suposta decisão da Federação fora de tempo e que assume contornos dúbios ao nível da validade dessa mesma decisão.
Se a decisão da Federação Distrital de Braga é legítima ou não só o tempo o dirá.
Pelo menos será dificil encontrar um acto eleitoral mais transparente do que o realizado no passado sábado!

Descoberta na Blogosfera

Descobri recentemente mais um blog de Famalicão.
Este é da autoria de Jorge Paulo Oliveira, vereador da Câmara Municipal, e tem o seguinte endereço:
O respectivo link já se encontra aqui ao lado!
Espero que com o aumentar de "bloguistas" em Famalicão a discussão possa assumir contornos mais dinâmicos.

Quarta-feira, Dezembro 14, 2005

O regresso à normalidade. Vamos a votos!

No próximo dia 17 o Partido Socialista local irá finalmente a votos! Teremos duas listas concorrentes encabeçadas por Fernando Salgado e Nuno Sá. Ainda esteve no horizonte uma terceira lista mas que terá ficado pelo caminho... talvez fruto de algum acordo ou incapacidade de gerar mobilização junto dos militantes. Numa época em que os partidos, cada vez mais, são movidos por lógicas de poder em detrimento de projectos é sempre interessante analisar os actos eleitorais internos dos partidos, sejam eles de que quadrante forem.

O PS local encontra-se completamente desacreditado junto da população famalicense. Este PS, desacreditado e enredado numa teia autárquica dominada pela coligação PSD/PP, encontra neste momento a oportunidade de definir o que realmente pretende para o futuro. O Fernando Salgado, advogado da nossa praça, propõe uma renovação ao nível dos intérpretes e projectos como forma de credibilizar o partido dentro e fora de portas. A candidatura de Nuno Sá, igualmente advogado e que actualmente é um político profissional, propõe uma inovação. Estes dois candidatos representam duas facções que despertam amores e ódios no seio do partido. Não querendo discutir a essência dos mesmos apenas acredito que algumas razões sejam justificadas e outras nem por isso. Fernando Salgado é conotado com o “grupo” de Maria José Gonçalves que já foi líder do partido. Nuno Sá “representa” a facção conotada com os “pesos pesados” e “velhas-guardas” do PS local. É precisamente nesta divisão de grupos e de pessoas que sustentam as diferentes candidaturas que reside, na minha modesta opinião, a razão para apoiar ou não uma das candidaturas. Estou certo que nas duas candidaturas existem pessoas de valor e que são uma mais-valia para o partido. Algumas delas são e continuarão a ser meus amigos após este acto eleitoral interno. Também estou certo que algumas não saberão separar as águas e que irão considerar eventuais apoios como “traições” e que passarão a olhar de soslaio para aqueles que tomarem posições diferentes das suas.

Tentei olhar para os últimos anos do PS local e para os resultados das últimas autárquicas. Constatei a enorme dificuldade que o partido teve e tem em viver na condição de oposição à actual gestão autárquica. Certamente que é um exercício complexo para quem durante uma vintena de anos se habituou a estar na posição inversa. É claro que todas as inversões de posição implicam uma travessia do deserto que pode ser mais ou menos dolorosa em função da criatividade, ambição e projectos para o futuro. Quando tudo isto falha é necessário reflectir e definir novos rumos. Considero os últimos anos de gestão interna do PS um falhanço redondo. Um partido com um passado rico e figuras emblemáticas tinha a obrigação de superar a maior parte dessas adversidades. Infelizmente, o PS não teve a capacidade para se assumir como uma força política capaz de inverter o actual panorama autárquico. Agora o cenário para os próximos quatro anos é efectivamente mais alaranjado! Muito por culpa própria do PS e também pelo trabalho levado a cabo pelo executivo da coligação que soube explorar muito bem a sua condição de poder autárquico e sua inerente visibilidade junto da população. Os famalicenses resolveram premiar uma coligação que bem ou mal trabalhou e resolveram castigar um PS que se preocupou mais em adiar as decisões sobre o seu futuro, receando eventuais fantasmas internos e tentando gerir o regresso do MAF ao seio do PS.

O Nuno Sá é um jovem com valor. No entanto, a sua candidatura não surge espontaneamente. Surge, no meu ponto de vista, como alternativa a uma candidatura que não passou da intenção. Uma candidatura protagonizada por uma das tais figuras emblemáticas e com a capacidade de gerar consensos alargados. Ficou pelas intenções... É neste preciso momento que surge o Nuno Sá. Um jovem, advogado e deputado à Assembleia da República. Mas qual o seu problema? Não é certamente a sua juventude! É a forma como a sua candidatura surge, em jeito de reacção a outra. É o conjunto de algumas pessoas que suportam a sua candidatura. Não posso aceitar passar um cheque em branco a uma candidatura composta ou apoiada por pessoas que tiveram grandes responsabilidades na gestão do partido nos últimos tempos e nos resultados eleitorais das últimas autárquicas e que se furtaram à discussão dos mesmos! Não é possível passar uma borracha sobre isto e apagar de forma simples o que todos gostariam de ver discutido internamente! Não basta “arrumar” algumas figuras em lugares de menor visibilidade nas listas e tentar dar uma aparência de renovação. As pessoas continuam lá e continuarão a exercer a sua influência na condição de pesos pesados ou figuras emblemáticas. Respeito todos pelo seu passado e agradeço o seu trabalho em prol do partido. Mas o tempo vai passando e as efectivas renovações continuam a não feitas. A visibilidade continua a ser dada aos mesmos de sempre e o partido continua a viver à sombra de um passado! Infelizmente, desta vez não poderei estar ao lado de um candidato da minha geração! No entanto, acredito que no futuro o caminho a trilhar será lado a lado. Hoje convergimos nos objectivos mas divergimos no caminho.

Estarei com o Fernando Salgado. Tive a oportunidade de com ele discutir o que pensamos sobre o actual estado do partido e convergimos em muitas das ideias. O PS precisa de dar oportunidades a novos rostos e a novas formas de pensamento. O futuro ficará encarregue de dar o veredicto final e premiar ou penalizar o trabalho realizado. Não estamos preocupados com as próximas eleições autárquicas! Estamos preocupados em devolver ao PS uma capacidade de trabalho e uma sustentação para que no futuro seja possível abraçar uma candidatura autárquica capaz de mobilizar os famalicenses e debater com o actual poder autárquico ao nível das ideias e projectos. Queremos, efectivamente, credibilizar o partido na denominada “sociedade civil” passando pela renovação ao nível dos intérpretes e projectos. Queremos fazer política sem medo de fantasmas do passado!

Qualquer que seja o resultado no próximo dia 17 continuarei a ser militante do partido e estarei disposto a aceitar sem reservas o resultado. Apenas peço um PS voltado para o futuro, organizado e com muita vontade em trabalhar. E asseguro que não olharei para ninguém de soslaio por não estar, desta vez, ao meu lado. A política é rica em casamentos e separações. Uns ao nível das ideias e outros ao nível do poder. No dia em que sentir que estarei prestes a ser um intérprete da lógica casamenteira de poder coloco o meu ponto final na vida política partidária!

Segunda-feira, Outubro 31, 2005

Articulados

O meu último comentário foi alvo de resposta por parte do Luis Moniz no blog da JS Famalicão sob a forma de articulados.
"3- (...) Não quero um Partido subserviente,mas revejo-me num PS onde há diferença de opinião mas que no final todos se unem em torno de uma candidatura que,afinal,é a candidatura do Partido Socialista."
A grande questão é que uma candidatura presidencial não é partidária e o facto de não se concordar com um apoio dado por um partido a um candidato não pode condicionar posições nem limitar a vontade de servir. Quem não concorda com a candidatura de Mário Soares tem toda a liberdade para se candidatar ou apoiar um qualquer candidato. E é lamentável ver a direcção do PS a fazer plenários, sessões de esclarecimento por este país fora para afirmar, essencialmente, que a candidatura do PS é Mário Soares e não Manuel Alegre! Isto é revelador de um medo incompreensível...
União em torno de uma candidatura com a qual não se concorda é hipocrisia! Qualquer militante do PS gostaria de se rever nas escolhas do seu partido! Mas nem sempre isso pode acontecer...
"4-Há um combate eleitoral que se avizinha e o adversário do PS é Cavaco Silva,não é Manuel Alegre.O "alvo do combate"é Cavaco Silva,na necessidade premente de evitar que se instale em Belem um polo de contra-poder que assombre a actividade governativa."
Isto é dar razão ao PSD quando invocava as "forças de bloqueio" do mesmo Mário Soares que hoje se candidata à Presidência da República. Ou será melhor chamar "majistratura de influências"?
"Independências e Seguidismos"
Não uso estes termos "interessantes" quando me refiro à JS ou ao PS! Uso estes termos, no campo político, relativamente a todo o espectro político! E nunca é demais referir esses mesmos termos! A independência é algo que é raro encontrar nos "directórios" e o seguidismo é algo que infelizmente abunda! E seguidismo não significa apoiar maiorias como bem sabes! Não me tentes enfiar no mesmo saco! Já tiveste exemplos bem recentes do meu não seguidismo. Será isso "interessante"?
"A reflexão do PS deve fazer-se sempre! Agora,dentro da nossa secção, ela é mais necessária que nunca!"
Concordo e acrescento que já deveria ter começado! O apelo do Carlos Sousa é revelador que ela não deve ter ainda começado! Ou estará ele enganado?
E ainda não disse publicamente qual o candidato que apoio! Mas afirmo que serei "independente" na minha escolha!

Sábado, Outubro 29, 2005

Comentário a Comentário

O meu amigo Luis Moniz escreveu no blog da JS Famalicão um comentário de um outro camarada e amigo, Carlos Sousa.
Afirma o Luis, a determinada altura, que "Temo porque há quem ainda não se convença que o PS já escolheu um candidato, que está forte e empenhado, e que tem como único objectivo ganhar a Cavaco Silva e à "Direita revanchista". Temo porque há quem, afirmando-se socialista, queira lutar agora contra o PS, empenhando a arma da independência, esquecendo o que deve ser o alvo do combate: Cavaco Silva." Não posso concordar com este discurso quando se tem responsabilidades ao nível da liderança partidária. O alvo do combate não é Cavaco Silva! Nem pode ser! Não pode ser esse o caminho para justificar uma candidatura e eventuais apoios.
Será a política construída na base de posições a favor ou contra alguém? Será que isso credebiliza a política e os seus intérpretes? Terão de ser todos os socialistas encartados a favor de Soares pelo simple facto de o PS o apoiar? Será que Alegre não tem razão no que diz? Seria útil uma reflexão interna e discutir o essencial!

Terça-feira, Outubro 25, 2005

Qual é o vosso preferido?

O Francisco?
O Jerónimo?
O Mário?
O Manuel?
O Aníbal?

Outro?
Nenhum?

Agradecimentos em falta

A minha pouca dedicação ao blog levou-me a que só agora faça um agradecimento aos blogs Póvoa Online e ao Tugir pela colocação do link do Nome e a Coisa.
Obrigado!

Presidenciais

Já estão oficialmente apresentados todos os candidatos às Presidenciais de 2006!
Agora só falta decidirmos o nosso sentido de voto...
Eu já decidi o meu!

O PS e a ressaca das Autárquicas

Após o resultado desastroso do PS em Famalicão é necessário que os envolvidos em todo o processo não se demitam das suas responsabilidades. è urgente reflectir sobre o que vai mal no PS local. É necessário fazer um exercício de reflexão sobre os últimos quatro anos de gestão interna do partido e retirar conclusões sobre actos e posturas dos denominados "notáveis".
Ou será que após este acto eleitoral se irá passar uma borracha sobre tudo e fazer de conta que nada se passou entretanto?
E quem irá agora assumir lideranças ou apoiar vias de solução (lideranças encapotadas)?
As apostas estão na mesa...

Quinta-feira, Outubro 20, 2005

Autárquicas

No passado dia 9 de Outubro fomos a votos!
Aqui em Famalicão o resultado não me surpreendeu. Já sentia que a vitória da coligação PSD-PP seria previsível. Costumo dizer que só perde uma Câmara Municipal quem quer! E não seria de esperar que a coligação que governou os destinos da edilidade famalicense tivesse vontade em perder a Câmara Municipal.
Governaram durante quatro anos. Muitas peripécias ocorreram! Umas até com certa piada... No entanto, outras foram simplesmente lamentáveis! Mas o veredito dos famalicenses foi dado nas urnas! São vários os factores que contribuiram para o resultado dos quais destaco o trabalho desenvolvido pelo PS local.
Não vale a pena arranjar desculpas para justificar o insucesso! A campanha foi mal preparada e a atitude para quem se propõe vencer as eleições e derrubar o "bicho papão" foi bastante frouxa!
Não é aceitável que se veja os candidatos António Barbosa e Agostinho Fernandes em acções de rua acompanhados por dois ou três elementos! E como é possível agendar acções de campanha que à partida estão condenadas ao insucesso? Será isto exemplo de dinâmica e união em torno dos candidatos? Onde andavam os restantes candidatos? Será que o seu nome apenas serve para constar das listas? Ou o apoio apenas se revela com palavras de circunstância? É provável!... Ainda recordo as palavras proferidas por alguns dos distintos apoiantes da candidatura do PS... Palavras leva-as o vento...
Lamento o resultado pelo António Barbosa! A sua dedicação não merecia este resultado e o "fraco" apoio dado pelos camaradas de partido! Ainda vou escrever um texto sobre o PS local e as autárquicas. O tema é tão interessante e cheio de substância que merece uma atenção exclusiva!
Confesso que não esperava a entrada do 7º vereador por parte da coligação! Essa foi a única surpresa na noite eleitoral! É um excelente resultado para o PP que agora tem dois vereadores no executivo! Os próximos quatro anos serão decisivos para a afirmação do partido no seio da coligação autárquica! Dentro de quatro anos teremos novamente eleições! Estou certo que teremos um "tabu" na questão do candidato! Aposto na recandidatura de Armindo Costa! Mesmo que ele agora diga que não será candidato e que o seu projecto será apenas de oito anos!
O tempo o dirá!
Até lá teremos um PS local absorvido pelas questões internas. Os alinhamentos já estão evidentes! Aguardo desenvolvimentos!
Adenda
Obviamente que felicito a Coligação PSD-PP pelo resultado obtido e muito particularmente Armindo Costa! Esta é sem sobra de dúvida uma vitória com sabor especial!
Aos meus vários amigos que militam ou são simpatizantes das forças políticas que sustentam esta coligação também envio as minhas felicitações!

Blog Não Oficial

Neste meu regresso encontrei um blog de apoio à candidatura de Mário Soares.
É um blog não oficial mas sempre interessante!









Cá está o link do "Super Mário"!

Regresso à Blogosfera

Após um período alargado de ausência voltei à escrita!
Já tinha saudades do "teclar" e de acompanhar o que por estas bandas se vai dizendo e escrevendo.
De caneta em punho... Ou melhor, de teclado!